Páginas

domingo, 4 de maio de 2008

Para todos, porém de poucos



Feriado prolongado extremamente chuvoso, no qual você não fez nada realmente útil. Sábado à noite, restam apenas dois filmes dos sete que você havia alugado na quarta. Você e suas amigas resolvem mais uma vez não sair e ficar em baixo dos edredons em frente a TV. Começa o filme. É um filme composto por um prólogo, que apresenta os personagens, e nove capítulos. Depois de passar o prologo e os oito primeiros capítulos sem entender direito um dialogo se quer e alimentando um ódio desgraçado. Vem o desfecho do filme (o começo que esqueceram e meteram no final) que nada mais é do que a sua realização como ser humano, em que todos os instintos que tentamos reprimir são liberados. Nos sentimos realizados, satisfeitos, compreendidos, vingados. É uma sensação tão plena que compensa as duas horas e meia que passou sofrendo. Mais uma vez nos deparamos com Freud, sem sofrimento não conheceríamos a verdadeira alegria, quanto maior a dor mais contente ficamos ao nos livrarmos dela.

Sem duvida é um filme que todos deveriam assistir, mas infelizmente poucos conseguiriam ver a verdade através das paredes invisíveis do cenário, através da sujeira dos personagens e de seus movimentos rotineiros. De maneira bastante moralista o filme afirma repetidamente, e de forma agressiva, que todos somos responsáveis pelos nossos atos, e se temos problemas é porque não fazemos o suficiente para resolvê-los. Assim, nossa ignorância e ausência de um verdadeiro interesse pelo coletivo, ilustrado em várias passagens, é a alavanca que causa dor e sofrimento a nós mesmos. A mensagem na seqüência final, quando Grace ouve os latidos do cachorro chamado "Moisés", é que o animal tinha um motivo para não gostar dela, afinal ela havia roubado seu osso. Ela permite que o cachorro fique vivo pois nele há algo que não havia nos habitantes de Dogville, o que era? Nesse momento, o narrador em off diz: "será que alguém terá coragem de perguntar? e se isso for feito, será que alguém terá coragem de responder?".

Tenho que confessar que no domingo depois de chegar da fazendo do meu tio, depois de ver a goleada do Palmeiras e ficar duas horas na rua comemorando, voltei para casa e fui assistir mais uma vez o filme e o seu documentário também. No dia anterior ficamos em torno de quase duas horas discutindo tentando entender o filme e rindo de suas loucuras e agora mais uma vez perco o sono com ele, mas já cheguei a algumas conclusões que haviam ficado no vácuo no dia anterior, pois a única conclusão que chegamos foi que o diretor e todos os atores fumaram muito antes de cada filmagem e que um pacotinho disso teria que vir acompanhando o DVD para que quem fossem assistir pudesse estar ao mesmo nível deles.

Resumindo: Se algum dia você não estiver com sono (isso é fundamental) e quiser pirar um pouco, assista, por mais que te dê vontade de mudar o dvd espere até o final. Vale a pena.


Um comentário:

isasichieroli disse...

kkkkkkkkkkkk
assino em baixo!!!!!!!!!!!

Como assim vc viu o filme de novo?????????
Minha nossa!!!!!!!!